domingo, 19 de agosto de 2007

»ÁREA DE ATUAÇÃO:A profissão do publicitário é uma das mais dinâmicas que existe. O publicitário não vê rotina, não está acostumado a ver o cardápio que foi oferecido ontem.
Este dinamismo tem tudo a ver com o perfil de nossos estudantes que nos primeiros semestres do curso de PP iniciam a prática da publicidade e ali percebem a afinidade que têm com cada uma das diversas áreas disponíveis para atuação.
Em um dos muitos espaços que o publicitário tem para atuar encontra-se o principal deles, a agência de publicidade e engana-se quem acha que nestas empresas só estão os criativos que fazem comerciais premiados, que vestem as roupas mais descoladas e que participam das mais badaladas festas.
As agências de propaganda têm espaço para todos os perfis de publicitários, ou seja, tem a sala dos mais ousados que criam as peças publicitárias mais marcantes do mundo (sim! Nós brasileiros temos os publicitários mais criativos do mundo), tem também a sala dos publicitários mais sérios, mais focados em dar um estrutura para as campanhas, são os profissionais de planejamento . Mas as agências precisam daqueles que têm a habilidade de se relacionar com os clientes e para isso entram em ação os atendimentos . Estes profissionais fazem a ponte entre a agência e o cliente e são eles também que vivem enchendo a paciência do pessoal da criação de que o prazo para entrega da campanha está se esgotando. E o mídia ? Dizem que publicitário não gosta de conta, de matemática, mas como já foi mencionado, tem lugar pra todo mundo nessa agência e para aqueles que gostam de trabalhar com dados, com pesquisa , este é o departamento.
Bom, no passado tudo era feito à mão, mas a informática chegou e hoje é ferramenta indispensável em todas as etapas da concepção de uma campanha publicitária, e principalmente nas áreas de produção gráfica , que são aqueles caras que ficam em frente a um computador criando os anúncios que serão veiculados em jornais, revistas, outdoors etc, mas tem o departamento onde se concentram os amantes do rádio e cinema, aquele pessoal que gosta de apertar o rec e deixar a cena rolar, é o pessoal do RTV .
Enfim, isso é apenas uma pincelada naquilo que é ser publicitário. Seriam necessárias diversas "latas de tinta" para descrever o que é ser publicitário, mas para sentir o gostinho da propaganda só tem um jeito: fazer propaganda e aí sim, sentir o prazer de ser publicitário. Pra confirmar tudo isso, basta mergulhar neste mundo e deixar a criatividade falar mais alto.
Abaixo você terá mais detalhes de cada um dos departamentos de uma agência de publicidade.
ATENDIMENTO : Para aqueles que gostam de se relacionar com outras pessoas e sentem uma certa vocação para vendas, a arte do atendimento tem função essencial numa agência de propaganda. As atribuições deste profissional vão desde fazer a ponte entre a agência e o cliente até fazer o gerenciamento dos departamentos envolvidos no processo de elaboração da campanha. Ele tem como principal característica ser um profissional generalista.
PESQUISA : Pouco valor se dá à pesquisa, mas planejar sem nenhuma referência é a mesma coisa que tentar acertar um alvo no escuro e sem saber onde o mesmo está.
O departamento de pesquisa de uma agência desempenha este papel, o de buscar informações que forneçam subsídios para os demais profissionais possam atuar.
David Ogilvy, um grande publicitário proferiu uma frase interessantíssima: " Algumas pessoas usam a pesquisa como um bêbado usa um poste: para apoio em vez de iluminação", simples não é? Este departamento tem que iluminar o escuro e revelar onde, quem e quando atingir o público alvo.
PLANEJAMENTO :
CRIAÇÃO : No departamento de criação existem as duplas de criação, modelo este implantado pelo publicitário Alex Periscinoto, fundador da AlmapBBDO, uma das mais respeitadas agências de propaganda, em que um diretor de arte e um redator elaboram o material publicitário. Os publicitários que compõem este departamento são os responsáveis por todo conteúdo que vemos veiculado nos meios de comunicação.
MÍDIA : Este departamento é vital para o bom resultado de uma campanha publicitária. Não adianta nada um bom atendimento, uma peça publicitária bem criada se não se souber onde veicular, ou seja, qual(is) veículo(s) utilizar. O "mídia" tem como objetivo encontrar o veículo que fale com o público alvo ao menor preço e com a maior eficiência.
RTVC :
RÁDIO: O RTVC contrata produtora de áudio para a produção de spots, jingles, spingles etc e acompanha a execução.
PRODUÇÃO DE CINEMA: O RTVC tem diversos detalhes a observar como contratação da produtora/diretor que mais tenha afinidade com a linguagem do produto/serviço que será filmado, contratação de atores, locação etc.
FOTOGRAFIA : Muitas agências acomodam em suas instalações completos estúdios de fotografia e são muitos os publicitários que se apaixonam, ainda durante o curso e mais precisamente na disciplina fotografia, por esta arte. Só mesmo com muita paixão que estes profissionais conseguem fazer com que imagens estáticas impressas em um papel possam dizer tanta coisa.
INTERNET : A internet já vem sendo anunciada há muito tempo como ferramenta essencial para o publicitário do futura. Em tempos de convergência, novos formatos de comunicação que agregam celulares, Ipods, Mp3players e SMS, estar antenado nestes meios de comunicação é sinal de estar preparado para um futuro virtual, onde todos os processos, desde a divulgação do produto, passando pelos meios de venda, pagamento e autorização de entrega serão todos feitos eletronicamente.

Nenhum comentário: